Tucanaldo Azevedo e a metamorfose centrista…

Depois que o PSDB tomou o poder através do governo de Temer, Reinaldo Azevedo mudou de tom. Agora é contra toda e qualquer operação contra corrupção, já que seu objetivo foi alcançado: tirar o PT e colocar o PSDB. Sua metamorfose foi tão abrupta quanto exata, não há nenhuma acusação sobre os variados escândalos envolvendo o governo Temer e qualquer envolvido do PSDB. A moralidade foi trocada pela institucionalidade, agora é mais importante salvar o governo, do que salvar o país. Os mesmos que continuam na histeria udenista anti-corrupção, esses mesmos agora são acusados de “direita xucra” ou “direita burra”, porque a direita inteligente, segundo ele, é aquela que deve colocar a viabilização da eleição do PSDB em 2018 como prioridade máxima e única.

Contradição? Apenas para seus leitores, que estão furiosos com sua guinada centrista. De fato, ele foi tão coerente quanto uma equação matemática, ele fez e faz campanha tucana do começo ao fim. Antes, apelando à direita, porque essa era a melhor estratégia para o momento, agora, apelando ao centro, pelo mesmo motivo.

A CAMPANHA CONTRA O FIM DO FINANCIAMENTO PRIVADO DE PJ

Tucanaldo está desesperado porque ninguém da direita, que para ele agora é xucra (mas não era quando serviu para recolocar o PSDB no poder), quer saber de sua defesa pelo financiamento privado de pessoa jurídica. Seu argumento é escabroso: para ele, se continuar sem financiamento privado para pessoas jurídicas, e também sem financiamento público, como quer a direita, ele disse que só restará o financiamento do crime organizado e das igrejas evangélicas, porque só eles tem dinheiro vivo.

Ora, mas porque não fariam o financiamento privado como pessoa física, porque, segundo ele, por conta da criminalização da política (que ele promoveu quando o PT estava no poder e que agora critica), as pessoas não querem envolver seus nomes com políticos.

Quer dizer, que alguém não quer colocar seu nome na política, mas quer colocar suas empresas? E qual a dificuldade de através de qualquer Pessoa Jurídica descobrir a(s) Pessoa(s) Física(s) proprietária(s)? Não faz sentido, mas não é para fazer. Ou tem interesses escusos encobertos por um argumento nonsense que não convence ninguém, nem a quem ele apelidou de “direita burra”, ou simplesmente é um tolo que não percebe as incoerências mais básicas de seus argumentos.

COMO O SEU ANTI-PETISMO DEVOROU SEU PRÓ-TUCANISMO…

Em sua campanha histérica para salvar o governo PMDB-PSDB e destruir qualquer outro concorrente conservador na chapa de 2018 (isto é, destruir Bolsonaro), e mesmo abertamente apelando para que o mesmo seja preso por injuriar uma petista! (antes, o Tucanaldo, em casos como esse, acusavam os petistas de vitimistas, ou politicamente corretos, ou ainda inimigos da liberdade de expressão). É visível que ele está sofregamente tentando tapar a cova que cavou sob os pés, mas não está tendo sucesso.

No campo conservador, que o tratava como herói e hoje pratica o mais desmesurado linchamento (não muito diferente do tipo de linchamento que ele promovia contra o PT), descobriram, enfim, seu ponto fraco, sua essência, sua contradição vital: seu partidarismo tucano e seu passado comunista. Assim, quanto mais direitistas rompem com ele por conta de seu moralismo tendencioso e seu partidarismo descarado, menos o Tucanaldo reage. Reagir exigiria cobrar punição de tucanos e usar a mesma retórica anti-corrupção apartidariamente, mas ele não faz, pois seu bico é de tucano.

Sua última peça retórica é apelar ao anti-petismo para que seus críticos desistam, afirmando que igualar PT com PSDB favorece ao PT. Tucanaldo está convencido que seus leitores estão tão emburrecidos pelo ódio ao PT, que apenas tal apelo os cegariam para sua descarada indulgência com as corrupções tucanas, e sua mudança de atitude contra a Lava Jato, MP e STF que antes apoiava histericamente quando o alvo era o PT.

A direita, que ele chama de xucra, o fulmina em uma singela frase nos comentários negativos que agora dominam seus perfis nas mídias sociais e no seu blog (que ele apaga, sempre que possível): não temos corruptos de estimação!

Além disso, o esforço em se proclamar guru dessa direita tropeçou em Olavo de Carvalho, o Rasputin do Bolsonaro, muito mais conveniente e convincente no teatro do absurdo do pedantismo escolástico, cujo anti-esquerdismo é tal que acusa mega-capitalistas de apoiarem comunistas e considera a ONU um antro de esquerdistas. É, Tucanaldo, não tem como competir!

O CENTRISMO QUE NASCE AZEDO…

Contra suas contradições, nasce um novo ser: o centrista, apelando para a razão, a moderação, o bom senso, a mesura, etc. Esse novo Tucanaldo é azedo, o Tucanaldo Azedo, perdido, defensivo, cassandrino, em outras palavras, chapa branca. Toda a arrogância, falta de escrúpulo e cretinismo cego agora pousa em uma frágil flor de Lótus de candura institucional. O modo como se contorce em seu ofício de sicofanta do PSDB é cada vez mais vergonhoso, esquisito e problemático até para seus admiradores. Não é possível defender o governo Temer e os políticos tucanos em todos os casos, e ao final, tentar alegar que é imparcial. Aliás, imparcialidade é algo que parece que ele já desistiu de interpretar. Seu novo papel é o centrista, o moderado, o defensor da paz social e da racionalidade. Ele até abandonou a velha fórmula liberal-conservador, agora é apenas liberal.

Como um Lacerda microscópico anacrônico, percebeu agora que promover um golpe civil pode garantir a queda de um governo eleito, mas não a sobrevivência do governo golpista.

Os casos de corrupção que se avolumam dia a dia, envolvendo pmdebistas e tucanos, já arrancou toda a fachada moralista… em nenhum desses casos, ele protestou pela prisão dos culpados, como fez e ainda faz contra o PT. Mas para os seus tucanos, defende legítima defesa e presunção de inocência, conceitos que pisoteou quando o alvo era o PT.

O que a patuleia cada vez mais ex-tucana está percebendo é o falso-moralismo e falso-conservadorismo tucano. O PSDB não tem saída, quanto mais apela ao moralismo policialesco, mas se afunda nos escândalos, quanto mais apelam ao conservadorismo, mais perdem votos para Bolsonaro… e ao apelar ao centrismo, prega para ninguém, pois para derrubar o PT, polarizaram politicamente o país.

Assim, temos o fim do Tucanaldo Azedo, como em Romeu e Julieta, bebendo lamuriosamente de seu próprio veneno sob o corpo desvalido de José Serra que jaz politicamente morto, fulminado por uma dor na coluna…

 
2
Kudos
 
2
Kudos

Now read this

A dinâmica da Catalunha

A Catalunha vai a “referendo inconstitucional” em primeiro de Outubro para decidir se continua espanhol ou se será um novo país europeu. Ao cessar todas as vias legais de um referendo separatista, mesmo quando as pesquisas davam vitória... Continue →